Aquecedores para Piscinas

O inverno chegou e temporada de cobrir as piscinas, por conta do frio, também já começou. No entanto, sabe-se que nos dias de hoje, existem algumas opções que possibilitam o uso da sua piscina, mesmo no inverno ou durante a noite. Entre essas opções, encontram-se os trocadores de calor (bombas de calor) ou aquecimento solar através de placas solares.

Trocador de Calor

Em termos de aquecimento de piscinas, quando falamos de trocadores de calor, entre as opções que encontramos no mercado, são os que apresentam um melhor custo benefício. Apesar de exigirem um investimento inicial um pouco mais alto para serem adquiridos, possuem grandes vantagens, se comparado aos demais aquecedores.

Conheça as novas bombas de calor TermaMax®.

Solicite Orçamento

A linha Aquecimento da Nautilus conta com itens desenvolvidos com a mais alta tecnologia em aquecimento de água de piscinas. Esta é sua grande oportunidade de ter uma piscina com água termal em casa!
As novas bombas de calor TermaMax® possuem um sistema revolucionário, que atua por meio da troca de calor com o ar. Agora, além de proteger o meio ambiente com energia limpa, sua piscina terá maior capacidade de produção térmica com menor consumo de energia elétrica; uma verdadeira evolução do que é tecnicamente chamado de Coeficiente de Performance (COP).

Vantagens
- Baixo consumo de energia elétrica, até 50% menos do que aquecedores a gás ou elétricos.
- Não necessitam de muito espaço, o que possibilita que você os instale até mesmo em uma sala de motor pequena que já exista na sua casa, sem a necessidade de mexer na estrutura em volta da piscina.
- São indicados para regiões frias onde não existe uma grande incidência de raios solares ao longo do dia, dificultando ou até mesmo inviabilizando assim o uso de aquecedores solares, por exemplo.
- Acompanha uma capa Térmica, que ajuda a segurar a temperatura em até 30% nas madrugadas.
- Os aparelhos (automático) são totalmente automatizados, ou seja, o cliente digita a temperatura que quer na piscina, e quando a mesma chegar na temperatura, o aparelho desliga automaticamente, e quando a temperatura cair um grau, liga-se automaticamente.

Aquecimento Solar

O aquecimento ou climatização de piscinas é uma tendência no mercado brasileiro, principalmente nas regiões sul e sudeste, onde o clima é mais ameno e por existir diversas regiões de serra, procuradas como local de refúgio e casas de veraneio.
Uma dúvida muito comum na hora de aquecer a piscina é escolher qual o melhor sistema de aquecimento, já que existem no mercado, diversas formas de aquecer a sua piscina sendo então importante levar em consideração alguns pontos fundamentais para não se arrepender depois.

Solicite Orçamento

Como funciona aquecimento solar para piscinas?

O princípio do aquecimento solar para piscinas é circular. A água da piscina entra pelos coletores, que geralmente ficam sobre o telhado, lá ela fica parada por um tempo para ganhar temperatura gerada pelo sol e em seguida essa água é devolvida para a piscina enchendo os coletores com água fria novamente e ai então o ciclo de aquecimento recomeça, esse controle de temperatura é feito por um controlador de diferencial de temperatura (CDT), que possui dois sensores de temperatura, um medindo a temperatura da água da piscina e o outro medindo a temperatura da água nos coletores sobre o telhado, quando o diferencial de temperatura entre as duas águas atinge o valor programado nesse controlador, em média 5ºC , a bomba é acionada novamente e faz a transferência dessa água, já aquecida, para a piscina.
Esse ciclo se repete por todo o dia até que a água da piscina alcance a temperatura ideal.
Vantagens:
- Coletores solares para piscina geralmente são feitos em polipropileno, evitando assim o grande problema de oxidação e incrustação causado pelo cloro e outros produtos usados no tratamento das piscinas.
- O custo energético é extremamente baixo, já que a bomba que faz a circulação da água é muito pequena e sua potência equivale em média a uma lâmpada de 150w. - A manutenção é mínima, pois existem apenas dois equipamentos eletrônicos nesse sistema (bomba e controlador de temperatura).
- O ruído gerado pelo sistema de aquecimento é quase zero, desde que utilizada a bomba correta. Existem no mercado bombas específicas para essa aplicação e com emissão de ruído muito baixo, algumas delas só se percebe que estão ligadas pela vibração da tubulação.
- Fácil instalação e operação, só é preciso um cano de PVC para ir e voltar dos coletores para a piscina e a ligação dos sensores e bomba é simples e leve.
É importante saber que para que o coletor seja instalado de forma eficiente, ele irá necessitar de uma área no telhado que seja equivalente ao tamanho da piscina. Em uma piscina de 24m², por exemplo, usa-se aproximadamente de 90 a 100% dessa área em coletores, ou seja, você vai precisar de 21 a 24m² de coletor solar.
Se o telhado exigir qualquer manutenção, os coletores devem ser retirados, total ou parcialmente.
Em regiões muito frias pode acontecer o congelamento da água dentro dos coletores durante a madrugada, se for instalar em uma região assim, exija do seu fornecedor um sistema Anti Congelamento, que é uma válvula automática instalada na parte de baixo dos coletores e que se abre escoando toda a água do sistema quando esta estiver próximo de 0ºC.
Em dias em que não haja a presença de sol, a eficiência é muito baixa, então para garantir uma boa performance do aquecedor solar, é recomendável fazer um sistema conjugado, usando um outo sistema de aquecimento como backup, como um trocador de calor, por exemplo.

Onde Estamos

Rua José Bonifácio, 296
Jardim Brasil - Atibaia - SP

Fale Conosco

  • E-mail: contato@acquasolpiscinas.com.br
  • Fone: (11) 4402-7706

ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES

PARCELE A SUA PISCINA EM ATÉ 10X!

© Acquasol Piscinas Atibaia 2017 . Todos os direitos reservados Desenvolvido por Site Sistema