A piscina de vinil é muito semelhante a piscina de alvenaria porque ambas podem ser construídas a partir da mesma estrutura.
A diferença entre piscinas de vinil e de alvenaria está justamente no fato de que nas piscinas de vinil a estrutura não precisa ser impermeabilizada, uma vez que o próprio acabamento de vinil impermeabiliza a piscina.
A estrutura da piscina, por outro lado precisa receber uma camada de acabamento para corrigir imperfeições, proporcionando a correta acomodação do bolsão de vinil e uma aparência agradável aos olhos e ao toque.
O detalhe é que no fundo, sobre o reboco, é adicionada uma camada de vermiculita ou de isomanta para reduzir o atrito entre o vinil e a estrutura da piscina.